Prevenção e controle de infecção hospitalar
Economize tempo e ganhe qualidade no controle da infecções

PERGUNTAS FREQUENTES

1. Acabei de instalar o Doctor Clean. Qual a senha padrão que me permitirá utilizar e cadastrar novos usuários? 

O usuário padrão do Doctor Clean é:

Usuário: DOCTORCLEAN
Senha: DOCTORCLEAN

Recomendamos que após a primeira utilização do sistema este usuário seja alterado, ou pelo menos a sua senha, já que se trata de uma senha conhecida.


 2. Posso alterar/cadastrar códigos de procedimentos e diagnósticos? Como fazer? 

Sim. Para alterar e/ou cadastrar novos códigos de procedimentos e diagnósticos:
Procedimentos - Clique o menu "Arquivo" \"Tabela de Procedimentos" \"Tabela Completa"
Diagnósticos - Clique o menu "Arquivo" \"Código de Diagnósticos" \"Tabela Completa"


 3. Gerei um relatório mensal, mas agora não está aparecendo algumas enfermarias e médicos cadastrados. 

Isso porque as enfermarias e médicos foram cadastrados após a geração do relatório. Se alguma Ficha de Notificação foi cadastrada, utilizando essa(s) nova(s) enfermaria(s) e/ou médico(s) 
dentro do período do referido relatório, entre no Relatório Mensal e clique o botão 
"Verificar alterações Enfermarias e Médicos".


 4. Ao iniciar o Doctor Clean, aparece uma mensagen "Unavailable database", o que é isso? 

Isso significa que o gerenciador de banco de dados do Doctor Clean não está ativo. 
Geralmente ocorre nos Windows 95/98, para resolver o problema siga os passos:

1. Clique no menu "Iniciar", depois em "Configurações" e por fim em "Barra de Tarefas...";

2. Clique na aba "Avançado" e clique o botão "Adicionar";

3. Será pedido para você informar o caminho do arquivo, clique o botão "Procurar" e localize o arquivo "ibserver.exe" que está na pasta "\IBServer" dentro da pasta que você escolheu para instalar o Doctor Clean, se você não escolheu nenhuma pasta, o caminho é 
"C:\Arquivos de Programas\Arbor\DoctorClean\IBServer", e clique em "Avançar";

4. Será pedido que você escolha uma pasta para o atalho, localize, na lista que aparece, dentro de "Programas" a pasta "Iniciar", selecione-a e clique em "Avançar";

5. O Windows pedirá um nome para o atalho, digite "Doctor Clean Server" e clique em concluir;

6. Reinicie o Windows.

Se você está usando o Windows 2000, NT ou XP rode o "PatchNT_v20.exe" que está na pasta WinNT do CD de Instalação e leia as instruções do arquivo "Leiame_v2.txt".


 5. Quando tento gerar um relatório mensal o sistema informa que o mesmo já foi gerado, se tento localizá-lo, o sistema informa que o relatório ainda não foi gerado. O que fazer? 

As vezes, ao manipular informações no relatório mensal, e ocorrer algum problema na máquina que obrigue o reinício do Windows, ou queda de energia, ou qualquer outro motivo que "feche" o Doctor Clean sem ser pelas opções normais de encerramento do sistema, pode acontecer de ficar  dados inconsistentes no banco de dados. Para resolver esse problema, inicie o Doctor Clean, clique o menu "Ferramentas", "Manutenção do Banco de Dados".

Para versões anteriores a 2.1.7 esse é o único procedimento, a partir da versão 2.1.7, irá aparecer uma janela com duas opções, clique em "Eliminar Inconsistências". Se esse procedimento ainda não resolver, entre em contato através do e-mail suporte@cetarius.com.br e relate o problema.


6. Como faço para compartilhar as informações do Doctor Clean na rede interna da instituição? 

No CD de instalação do Doctor Clean existe uma pasta "DOCCLIENTE", que é a instalação para os computadores CLIENTES na rede. A instalação normal do Doctor Clean(aquela que se inicia diretamente do CD) é também a instalação do lado SERVIDOR do sistema, então em um ambiente de rede você deve fazer a instalação normal no computador que será o SERVIDOR, e nos demais computadores, utilize a instalação que se encontra na pasta "DOCCLIENTE", que irá copiar para o computador o sistema e um aplicativo para configuração para utilização em rede. 
A configuração é bem simples, mas será necessário saber o número IP do servidor, que você poderá conseguir com alguém do setor de informática responsável pela rede, e o caminho do Banco de Dados, que também é fácil de descobrir, é só procurar no computador SERVIDOR pelo arquivo "DOCCLEAN.GDB", por exemplo, se o número IP do computador SERVIDOR é 192.168.1.1 e foi feito uma instalação padrão do Doctor Clean, você informaria no aplicativo de configuração:

Número I.P. do Servidor interbase: 192.168.1.1 
Local do Banco de Dados : C:\Arquivos de Programas\Arbor\DoctorClean\BD\2.0\DOCCLEAN.GDB

Depois você clica o botão "Testar Conexão", se estiver tudo OK aparecerá algumas informações sobre o servidor na área "Server Status". Clique o botão "Salvar Config." para que as configurações permaneçam ativadas. Repita os passos para cada estação (computador CLIENTE) da rede que irão acessar os dados do Doctor Clean.


 7. Ao iniciar o Doctor Clean, ou acessar qualquer tela, recebo a mensagem "Error while trying read from file..", o que é e como proceder? 

Esse é um problema grave e que deve ser solucionado o mais breve possível, felizmente não é muito comun. Geralmente esse erro acontece devido alguma queda de energia ou de tensão da rede elétrica, desligamentos indevidos do equipamento e principalmente por causa do Sistema Operacional (Windows 95/98). A partir da versão 2.1.7 o Doctor Clean possue ferramentas para manutenção do Banco de Dados para esses casos:

- Clique o menu "Ferramentas" depois em "Manutenção do Banco de Dados";

- Clique no link "Corrigir problemas com Banco de Dados" e verifique o resultado na área de "Informações".

Se for detectado algum problema com o Banco de Dados, repita a operação de correção, se persistirem os erros, entre em contato com o suporte, mas a melhor maneira de previnir esse problema é fazer "Cópias de Segurança" dos dados frequentemente.

Para os clientes que possuem a versão 2.2.0 ou superior, fazendo uma "Cópia de Segurança" e restaurando-a logo em seguida, pode resolver o problema.


 8. Como fazer cópias de segurança dos dados do Doctor Clean? 
Muito fácil, desde que você seja usuário do sistema. Primeiro autentique-se no sistema digitando seu nome e senha de usário da tela de validação, logo em seguida:

- Clique o menu "Cópia de Segurança" e depois em "Gerar Cópia de Segurança (Backup)";

- Na tela que segue, escolha o local onde você vai guardar uma cópia dos dados inseridos até o momento. Na lista da esquerda em "Unidades de Disco", selecione uma unidade de diquete (A:,B:) ou o Disco Rígido do seu equipamento (Unidade Local), se o seu computador estiver em rede e existirem drives mapeados (Unidades na Rede), você pode fazer a cópia para um outro computador;

- Quando você escolhe a "Unidade" na lista da direta, em "Diretório", vai aparecendo a lista de pastas existentes naquela unidade, dê um duplo clique na pasta para abrí-la, e logo abaixo, em "Unidade Selecionada para o Backup", irá aparecer o caminho completo escolhido para a cópia;

- Local escolhido, clique o botão "Iniciar BACKUP", algumas informações serão colhidas e apresentadas na tela, na área "Informações necessárias", se você escolheu uma unidade de disquete, será apresentado o número de discos necessários para fazer a cópia;

- Em seguida clique o botão "Continuar BACKUP" e a cópia de segurança será realizada, se você escolheu uma unidade de disquete e a cópia ocupar mais de um disco, o sistema pedirá que você troque de disquete quando o outro já estiver cheio.

Será gerado um arquivo chamado "DoctorClean.bak".

Para restaurar uma cópia de segurança, os procedimentos são parecidos:

- Clique o menu "Cópia de Segurança" e depois em "Restaurar Cópia de Segurança";

- Na tela que segue, escolha o local onde está o arquivo "DoctorClean.bak" e selecione-o;

- Clique o botão "Iniciar RESTAURAÇÃO".

Pronto, sua cópia será restaurada, se a cópia foi feita em mais de um disquete, o sistema pedirá pela troca do disco correspondente.

ida, pode resolver o problema.


 9. Como faço para adquirir ou comprar o software Doctor Clean? 
Você deve acessar a página de aquisição e preencher os dados cadastrais. Clique aqui para acessar a página e efetuar a compra do software.

 

Se você possui outras dúvidas sobre qualquer detalhe do Dr. Clean, entre em contato.

 

Home | Produtos | Empresa | Contato | Vídeos | Documentos | Perguntas frequentes | Mapa do site

InfoMed Systems / Cetarius e DrClean © Todos os direitos reservados | contato@infomedsystems.com

Suporte ao cliente
Clientes Dr. Clean podem
contar com o suporte técnico
Documento
para impressão

Confira o potencial de Dr. Clean
Vídeo Demonstrativo
Dr. Clean preparou um vídeo
com detalhes do software
Adquira o Programa
Agilize sua CCIH fazendo a aquisição do programa Dr.Clean